Esta série irá dividir opiniões. Existem aqueles que irão ler por ser Best-seller, os que dirão que gostaram para não se fazerem de horrorizados, outros que se sentirão molestados ao terminar o livro e aqueles que simplesmente apreciarão a leitura.
Título Original: Fifty Shades of Grey
Gênero: Romance Erótico
Autor: E. L. James
Ano: 2011
Editora: Vintage
Número de páginas: 518
Nota pessoal: 4
Indicação: Leitura indicada para maiores de 18 anos
Sinopse:
Dois mundos que se cruzam de forma inesperada, o Senhor perfeito que não tem nada de perfeito e a Senhorita inocente que decide perdê-la da forma mais inusitada possível. Ele quer controlar e ela quer ser amada. Ele quer submissão e ela deseja poder tocá-lo.
Personagem favorito:
Não posso deixar de afirmar que sim sou apaixonada pelo Mr. Grey com tudo o que ele tem a oferecer. Sem mais.
Sobre a estrutura do livro:
Não preciso nem falar sobre a capa, todas as capas desta série são simples e maravilhosas, claro que a do segundo volume é a mais bela de todas, mas nenhuma deixa a desejar.
A narrativa é envolvente e faz com que o leitor se sinta no lugar da protagonista (em todos os sentidos), porém em determinados momentos isso se torna irritante devido aos conflitos, até compreensíveis, da personagem.
Crítica:
Holy fuck. Este livro tirou meu sono e mexeu com os meus sonhos.
Sim, o livro é muito bem escrito, não vou negar. É um clichê não tão clichê.
Quem me conhece sabe que Crepúsculo para mim foi apenas uma fase, logo não foi este o motivo que me levou a ler a série, foi o simples fato de ser um romance erótico que é um gênero que (julgue quem quiser) eu aprecio, quem me conhece sabe que sou fã de Anne Rice e os que já leram sabem que erotismo é o que não falta então certamente os livros dela me fizeram assim.
Mas já que mencionei a Saga Crepúsculo vamos às similaridades. O começo do livro dá até raiva de tão próximo que é até mesmo alguns diálogos e pensamentos da protagonista, se a escritora não tivesse tirado as semelhanças logo no começo provavelmente eu ficaria bastante chateada de ter investido na série toda. A protagonista tem muitos traços de Bella Swan, porém as semelhanças acabam por aqui.
Para aqueles que estão cheios de preconceitos vamos aos fatos. Trata-se de um romance como qualquer outro, a única diferença é que o sexo não fica só na imaginação do leitor, ao contrário ele é bem detalhado, com cenas fortes, mas não é só isso, a trama que envolve o casal tem mistério, afinal o protagonista não é um cara dos mais normais, e saber o que o tornou um dominador é que mexe com o leitor, pois ele poderia ser apenas um lindo homem desejável como qualquer outro que encontramos em romances como os do Nicholas Sparks.
O que mais gostei neste personagem é que ele sabe que é uma pessoa completamente perturbada (ou fodida como ele mesmo se define) e se aceita por ser assim, inclusive deixa tudo muito claro para quem quiser se arriscar a se relacionar com ele, preto no branco, por meio de um contrato. Este foi um dos principais motivos que me fizeram apaixonar pelo Mr. Grey.
O enredo é envolvente e tudo transcorre lentamente para que o leitor se delicie com a evolução da relação do casal assim como consiga digerir junto com a protagonista tudo o que lhe é proposto. Além disso os personagens são todos muito bem construídos, assim como os cenários e as situações. O desfecho deste volume é de dar vontade de ir correndo para o segundo para saber mais sobre o que irá acontecer.
Claro que super recomendo principalmente para os leitores de mente mais aberta e preparados para se deleitar junto a Mr. Grey e Anastasia.
Vamos falar sobre sexo?
É o que este livro irá acarretar. Muitas pessoas discutindo sobre sexo de forma mais aberta. Infelizmente sexo hoje ainda é um tabu e nem todos tem claramente definido o que gosta de fazer entre quatro paredes. Discutir sobre sexo, principalmente com o(a) parceiro(a) não é fácil para a maioria das pessoas, mas acho que todos deveriam fazer o papel de Mr. Grey e Ana em seus relacionamentos visando uma vida sexual saudável e definida.
Nota: Preciso dar uma pausa na leitura da série para voltar a ter noites de sono mais tranquilas, mas mês que vêm volto a fazer uma visita para o Red Room of Pain e descobrir mais sobre o enigmático Mr. Grey.
Esta série será publicada no Brasil pela Editora Intrínseca, todos os volumes serão lançados este ano com o primeiro em Agosto.