Salve J. R. R. Tolkien, depois de O Senhor dos Anéis, apesar de amar Harry Potter incondicionalmente, tenho que dizer que a trilogia de Tolkien é uma das mais bem escritas e desenvolvidas que já li.
Título: O Hobbit
Gênero: Obra Épica
Autor: J. R. R. Tolkien
Ano: 2009
Editora: WMF Martins Fontes
ISBN: 9788578271121
Número de páginas: 298
Nota pessoal: 4
Sinopse:
O Hobbit conta a primeira aventura de Bilbo Bolseiro, e como ele encontrou o Um Anel.
Bilbo estava fumando seu cachimbo na entrada de sua toca, todos os hobbits vivem em tocas, quando foi surpreendido com a vista de um grande amigo de seu avô e de seu pai, ambos já falecidos, Gandalf, depois de um breve bate papo, Bilbo convida Gandalf para tomar um chá em sua toca no dia seguinte, o que ele não esperava era que o convite se estendesse a 13 anões e um convite para uma aventura que iria mudar a sua vida.
Personagem favorito:
Eu amo tanto os personagens deste livro, que me acompanham a mais ou menos uns 10 anos, desde que li a trilogia de O Senhor dos Anéis, que o único personagem novo é o anão Bombur, acho ele uma gracinha, é o mais gordo dos anões, esta sempre com sono e com fome, mas tem um coração enorme e um carinho e gratidão sem tamanho por Bilbo.
E claro que tem Bilbo e Gandalf, amo os dois. Bilbo é sempre positivo nas piores situações e sempre com soluções, mesmo que simples, mas brilhantes para sair das enrascadas. Já Gandalf é o mago que esta sempre cheio de surpresas e aparecendo nas horas mais inesperadas e necessárias para salvar seu amigo.
Citações que me chamaram a atenção:
E disse mesmo. E não seja tolo! é melhor ir para a cama. Sua inteligência está com sono.
Fonte: página 129 versão Português.
Eu adorei esta frase, muitas vezes me sinto assim, como se minha inteligência estivesse com sono, de tanto tempo acordada. rssss
…Pior ainda, atraía também milhares de mariposas cinza-escuras e negras, algumas quase do tamanho de uma mão, que batiam as asas e zumbiam em volta de seus ouvidos. Não podiam aguentar aquilo, …
Fonte: página 139 versão Português.
Esta parte me fez tremer só de pensar, sofro de Motefobia (medo de borboletas e mariposas) então já imaginou né. rsss
Não! – disse Thorin. – Há mais coisas boas em você do que você sabe, filho do gentil Oeste. Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida certa. Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e música do que a tesouros, o mundo seria mais alegre. Mas, triste ou alegre, agora devo partir. Adeus!
Fonte: página 281 versão Português
Infelizmente vivemos em um mundo exatamente assim as pessoas dão mais valor ao dinheiro do que qualquer outra coisa. Se cada um de nós definíssemos as reais prioridades e deixássemos o sentimento mercenário de lado o mundo seria muito diferente.
É claro! – disse Gandalf. – E por que não deveriam? Com certeza você não deixou de acreditar nas profecias só porque contribuiu em parte para realizá-las? você não acha, não é mesmo, que todas as suas aventuras e fugas foram conseguidas por mera sorte, apenas para seu próprio benefício? Você é uma ótima pessoa, Sr. Bolseiro, e gosto muito de você; mas, afinal de contas, você é apenas uma pessoazinha neste mundo enorme!
Fonte: página 296 versão Português
Muitas vezes nos iludimos achando que somos mais do que realmente somos, quando na verdade somos meras pessoazinhas neste mundo enorme.
Sobre a estrutura do livro:
O livro é pesado e com as benditas páginas brancas que tanto detesto, e com o sol que anda fazendo em São Paulo as vezes fica difícil de ler. Os capítulos são bem divididos, e com títulos totalmente pertinentes ao contexto do capítulo. A capa deixa claro o maior desafio, que é enfrentar um dragão imenso para conseguir resgatar o tesouro. Gostei muito que no decorrer de alguns capítulos temos uma página dedicada a ilustrar algumas situações, ficando mais fácil para o leitor identificar certos cenários.
Crítica:
Ler O Hobbit para mim foi um deleite, me senti como se reencontrando um amigo que não via a longos anos. Eu ria sozinha em ler a conversa de Bilbo e Gandalf, não que fosse engraçada e sim de estar feliz por ler.
O livro é maravilhoso e para quem gostou de O Senhor dos Anéis posso afirmar que vai amar O Hobbit.
Super recomendo e prepare o coração para enche-lo de lembranças gostosas e reviver momentos incríveis ao lado deste hobbit tão especial.
E é muito interessante ver que o livro foi originalmente escrito em 1937, como um conto para os filhos de Tolkien, a riqueza de informação, tudo muito bem escrito, bem contado, emociona saber que um livro escrito no início do século passado é um sucesso nos dias de hoje.