Depois de ler vários comentários de pessoas que adoraram o livro resolvi procurar a respeito. E quando li o primeiro capítulo e descobri que a protagonista do livro chamava-se Viviane eu decidi que precisava ler. Assim que a Bianca divulgou a venda pela Internet com cartão de crédito eu garanti o meu. Que inclusive veio carinhosamente autografado.
Título Original: Entre o Amor e a Amizade
Gênero: Romance
Autor: Bianca Briones
Edição: 1
Ano: 2010
Editora: Lexia
ISBN: 9788563557353
Número de páginas: 256
Nota pessoal: 4
Sinopse:
Viviane após sofrer a perda de seu pai fica sem chão. Seu namorado, Cesar, não se preocupa com o que a namorada esta passando. Sua mãe se distanciou da filha e renegou a morte do marido. Seu irmão é quem busca lhe dar consolo neste momento difícil, mas sem muito sucesso. Então é intimada para uma festinha na cada de um amigo, e lá conhece Rafael. Juntos eles começam uma grande e intensa amizade. Rafael é presença constante na vida de Viviane e a ajuda a superar a pior fase de sua vida. A amizade deles cresce, e sentimentos diversos começam a aflorar e então, começa o questionamento de até que ponto sabemos quando é amor ou amizade.
Personagem favorito:
Resposta fácil de responder é o Rodrigo. Sou filha única CARENTE de um irmão e o Rodrigo é simplesmente o irmão dos meus sonhos. Tirando o final do livro, todas as demais passagens que me fizeram chorar foram entre ele e Viviane.
Segundo personagem favorito é o Lucas que é muito divertido e também queria um primo deste pra mim.
Citações que me chamaram a atenção:
“Ela precisava criar coragem para terminar, havia tempos que não tinham mais nada a ver um com o outro. A grande questão era que ela não sabia acabar com namoros e afins, nunca soube. Preferia que terminassem com ela. Dessa forma, o relacionamento seguia empurrando ao acaso havia um ano e alguns meses.”
Fonte: página 13 primeira edição
Sou eu. Eu empurrei um relacionamento com a barriga por aproximadamente 2 longos anos por não conseguir terminar. Covardia pura, eu sei, mas é algo tão complicado, difícil de explicar.
“Neste momento, Zeus latiu. Ela sentou-se no chão para fazer carinho nele e surpreendeu-se quando Rafael sentou-se ao seu lado. Parecia confortável, como se eles se conhecessem havia tempos. Ele tinha um jeito extremamente casual e descontraído.”
Fonte: página 26 primeira edição
Eu já tive dois Rafael na minha vida e quando li esta descrição não pude deixar de lembrar dos dois. Jeitão descolado, descontraído, super amigos, simpáticos ao extremo, aquele tipo que você conhece e não tem como não socializar e se encantar.
“-Sem graça… Não sei o que vestir. Preciso mesmo ir? – perguntou com desânimo – Daria tudo para ficar debaixo das cobertas lendo um bom livro.”
Fonte: página 69 primeira edição
Mais uma vez, sou eu. Toda balada, festa e afins é o mesmo conflito interno, eu fico pensando em várias desculpas possíveis e incontestáveis para ficar em casa e não ter que fazer a linha na frente de ilustres desconhecidos neste mundo banalizado.
“- Tudo bem. Vamos com calma. Mas saiba que estou interessado. – ele falou sorrindo sedutoramente – Adoro isso em você. Essa sua timidez forte ao ponto de deixá-la vermelha.”
Fonte: página 111 primeira edição
E de novo. Sou eu. Já cansei de ouvir comentários do gênero referente a minha timidez sempre presente.
Sobre a estrutura do livro:
O livro é fofo apesar de eu não gostar de capa com rostos de pessoas a foto é tão meiga que ficou bonita, mas confesso que preferia o labrador ahahaha.
Apesar de as páginas serem brancas não são cansativas, talvez por eu ter lido em ambiente fechado, geralmente sinto muito com páginas brancas quando leio sob o sol.
Os capítulos são bem divididos.
Quanto a narrativa é na terceira pessoa do jeito que gosto, mas as vezes parece que há uma confusão do narrador e algumas palavras soltas estão em primeira pessoa. Fora que o narrador as vezes chama os personagens pelo nome e outras pelo apelido. Mas nada relevante.
Crítica:
Este livro para mim foi um misto de emoções. Acho que se a Bianca me conhecesse talvez não teria feito um personagem que se assemelhasse tanto comigo, não apenas no nome.
Para começar me identifiquei com a Viviane em muitos momentos. Passei por muitas das situações vivenciadas por ela, algumas não tão idênticas, mas a grande maioria. Senti o livro intensamente e a relação dela com o Rodrigo mexeu demais comigo, pois eu teria hoje um irmão alguns meses mais novo do que eu e gostaria que meu irmão fosse como o Rodrigo, que para mim seria o irmão perfeito.
Tive a mesma história que a Viviane viveu com o Rafael, porém não foi com nenhum dos Rafael que passaram na minha vida, foi outro R. Mas o final foi beeeem diferente.
Chorei muito neste livro, ri muito com o Rodrigo e o Lucas. Foi muito gostoso de ler, levei apenas duas noites para desfrutá-lo. Tá na cara que SUPER RECOMENDO.
Se fosse um filme:
Viviane seria eu ahahah a loca. Rachel McAdams

Rafael com Tom Welling

Rodrigo com Ian Somerhalder

Lucas com Jared Padalecki
