www.filmeslivroseseries.com
Menu
  • Filmes
  • Filmes, livros e séries
  • Livros
  • Séries
Menu
Livros: O Apanhador no Campo de Centeio

Livros: O Apanhador no Campo de Centeio

Posted on 10 de dezembro de 201128 de agosto de 2020 by Viviane Ferreira

Sempre tive curiosidade para ler este livro, mas tenho que confessar que eu fazia uma ideia completamente diferente, fui surpreendida positivamente.

Título Original: The Catcher in the Rye

Gênero: Romance, Clássico da Literatura

Autor: J. D. Salinger

Edição: 13

Ano: 1999

Editora: Editora do Autor

ISBN: 9788587575012

Número de páginas: 207

Nota pessoal: 4

Sinopse:

Holden Caulfield é um adolescente de dezessete anos que, após ser expulso do colégio, resolve que não é o momento de voltar para casa e enfrentar o pais, então se aventura na cidade de Nova York durante um final de semana. Em meio a muitas reflexões e conflitos internos, ele esta cansado da vida que leva e dos interesses dos seres humanos no geral. Cansado do mundo em que vive e buscando um meio de mudar tudo.

Citações que me chamaram a atenção:

“…O cara da Marinha e eu dissemos que tinha sido um prazer conhecer um ao outro. Esse é o tipo de troço que me deixa maluco. Estou sempre dizendo: “Muito prazer em conhecê-lo” para alguém que não tenho nenhum prazer em conhecer. Mas a gente tem que fazer essas coisas para seguir vivendo.”

Fonte: página 89

“… Ri. E eu tenho uma dessas gargalhadas imbecis, altas pra burro. Dessas assim que se eu sentasse atrás de mim num cinema ou coisa parecida, eu provavelmente me debruçaria e diria a mim mesmo para fazer o favor de calar a boca…”

Fonte: página 132

Sobre a estrutura do livro:

Nem vou comentar da capa que acho horrível, ela realmente dispensa comentários, mas se levarmos em consideração que a primeira edição do livro foi publicada em 1965, dá para entender, a capa anterior era menos atraente.

Um livro com mais de 10 anos e usado esta bem conservado e tem uma diagramação simples como muitas das que encontramos nos livros de hoje.

O livro foi originalmente escrito em 1951, por este motivo eu esperava uma narrativa rebuscada e cheia de floreios, e me surpreendi com uma narrativa despojada e completamente condizente com a idade do protagonista, fato que me agradou muito e que não vemos nos livros narrados por adolescentes hoje em dia.

Crítica:

O título é o trecho de um poema de Robert Burns “Se alguém encontra alguém atravessando o campo de centeio”, este título me fez ter uma imagem diferente do livro, imaginei um livro mais sério e filosófico.

O que me interessou muito foi me deparar com um livro narrado por um protagonista adolescente que faz jus a idade. Ele é um adolescente clássico, acha que o mundo é uma merda, que a vida não é justa. É apaixonado por tudo o que o envolve naquele momento, curte cada momento da forma mais intensa possível o que o torna completamente impulsivo.

Pensa que todas as pessoas que tem opiniões diferentes das dele são um bando de imbecis e cretinas. Vive se perdendo em pensamentos e devaneios.

Apesar de ele ser um adolescente clássico, me envolvi muito durante a leitura, justamente por não ser nada forçada, os comentários dele são engraçados e me senti conversando com um grande amigo. Todos os personagens são reais demais, sem excessos.

Acabou o livro e ele não descobriu o que acontece com os patos durante o inverno, isso me deixou chateada, porque ele tinha esta dúvida e nunca foi esclarecida, queria eu poder explicar para ele o que acontece.

Dica para quem vai ler o livro (farei isso quando precisar reler), anote num papel as seguintes palavras: pra burro; coisa que o valha; pra chuchu; no duro; troço; e tudo; cem por cento. Durante a leitura vá fazendo um risco para cada vez em que elas aparecerem, vai ser uma leitura bem interativa (eu não poderia deixar esta observação de fora).

Super recomendo a leitura, principalmente para aqueles que fogem dos clássicos por medo de ser uma leitura difícil. Este livro é leve e descontraído. Toda a lição que ele trás é mostrada de forma discreta e em doses homeopáticas, não sendo um banho de filosofia sobre a vida.

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sobre a Curadora

Vivi Ferreira começou sua jornada em curadoria sem nem saber que essa palavra existia, já aos 16 anos de idade. Hoje, mais de 20 anos depois continua com paixão desbravar o universo dos filmes, livros e séries para fazer uma curadoria com o melhor dos 3 universos.

30 dias GRATIS

Posts recentes

  • Livros: Guia do Herói para vencer Dragões Mortais
  • Livros: Os Segredos Da Mente Milionária
  • Livros: Quem Pensa Enriquece
  • Séries: The Client List – 2ª Temporada (Cancelada)
  • Séries: The Client List – 1ª Temporada

Kindle Unlimited 30 dias GRATIS

©2020 www.filmeslivroseseries.com | Design: Newspaperly WordPress Theme